Cólicas menstruais podem ser alerta para doenças; saiba como aliviar as dores

Por Aécio Gonçalves 13/07/2018 - 13:54 hs

É comum as mulheres sofrerem com cólicas no período menstrual, mas poucas sabem o que realmente acontece com o corpo durante esse ciclo. Em alguns casos, as dores são suportáveis, mas há mulheres que apresentam vômito e até desmaio, chegando a ficar impedidas de exercer as atividades do dia a dia.

De acordo com a ginecologista Ana Cristina Costa, membro da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais, a melhor forma de solucionar o problema é consultar um médico, profissional capaz de avaliar cada caso e recomendar o melhor tratamento para as cólicas menstruais. “Nosso país tem a cultura da automedicação, muitas mulheres aprendem a se automedicar durante esse período, até com anti-inflamatórios, mas esse hábito pode ser muito perigoso”, alerta a médica.

Muitas vezes as cólicas podem estar relacionadas com doenças, por isso a consulta com ginecologista, pelo menos, uma vez por ano é necessária. “Uma das principais anormalidades relacionadas com as dores menstruais é a endometriose, doença que preocupa e tem tratamento específico. É grave e pode levar à infertilidade”, destaca. 

O uso de medicamentos para tratar as cólicas deve ser feito somente com a indicação de um ginecologista. O uso de anticoncepcionais para este fim deve ser a última opção, caso a adolescente ou mulher não tenha vida sexual ativa, como detalha a ginecologista, Ana Cristina Costa, membro da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais.

“Eu vejo com preocupação os casos em que o anticoncepcional é a primeira opção para reduzir as cólicas em mulheres que não têm relações sexuais. Existem outras opções para isso, usar analgésico, se não resolver, o anti-inflamatório pode ser associado. Em último caso, se não resolver, aí sim o uso do anticoncepcional para reduzir as cólicas”. 

Ações simples, e mais antigas, são eficientes para aliviar as dores, como usar a bolsa de água quente no local. Se o fluxo de sangue estiver intenso, a água quente pode ser substituída por bolsa de gelo. Fazer atividade física, alimentação equilibrada e observar as reações do corpo durante o ciclo menstrual ajudam a evitar as cólicas. Outro exemplo é a ingestão de água frequente que também pode ajudar a evitar o inchaço durante o período menstrual e reduzir as dores, principalmente, nos seios.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/colicas-menstruais-podem-ser-alerta-para-doen